A águia e sua renovação




Se antes falava do calor, hoje falo do frio simpático que a chuva traz. Há pessoas que nunca estão satisfeitas, nem mesmo com o clima.  Chateiam-se com o suor excessivo e igualmente com o ar frio, a chuva. Eu, pessoalmente, prefiro fresquinho do jeito que está com uma boa chuva la fora.
Hoje vi uma publicação sobre o vôo da águia e me lembrei de algo que achei muito interessante há muitos anos em um livro que li, mas sem cientificismo ou pretensão realista. Há controvérsias em relação à antiga história de que a águia passa por um processo de troca de bico, unhas e penas, por volta dos 40 anos. Não obstante, se encararmos o relato como uma parábola, podemos nele encontrar certa inspiração, e terminar a leitura com o esboço de um sorriso.

"A águia é uma ave que chega viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar. Seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apertando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas. Voar já está se tornando uma tarefa difícil! 

Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arranca-lo. Após arranca-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais uns trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causam dor. Somente quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz''

Feliz ano novo!


Comentários

  1. Uma mulher... uma águia... tão eu!!

    ResponderExcluir
  2. Se não conhecia este texto a bíblia é um ótimo meio de aprendizado basta ter vontade de ler é o único livro com mais de 2.000anos escrita então ali você viaja nas mais lindas histórias verdadeiras e a águia é uma delas se tivessem os olhos dela enchergaria mais além obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Deixe um comentário, é muito muito importante sua opinião!
Volte sempre!!


Postagens mais visitadas deste blog

Cativar e cultivar

Não desisto nunca!

Se estou armada? Sim!